Alojamento Local e Empreendimentos Turísticos
O PODAlojar é o primeiro canal português totalmente dedicado ao Alojamento Local e Empreendimentos Turísticos!
Todas as semanas vamos trazer novos episódios e novos conteúdos sobre Alojamento Local.
Neste episódio falamos sobre a importância de dar seguimento aos pedidos de informação que recebeu e respondeu.
Receber um pedido de informação e responder rapidamente é muito importante. Mas, para aumentar a percentagem de conversão de pedidos em reservas, não é menos importante fazer um follow-up, ou seja, um seguimento, dos pedidos que respondeu.
Geralmente, um viajante que faz pedidos de informação, fá-lo, simultaneamente, a vários alojamentos ao mesmo tempo. Por isso, responder rapidamente, e manter um contacto frequente, é fundamental para uma maior probabilidade de conversão do pedido de informação em reserva.
Desta forma, vai demonstrar disponibilidade, bem como, aumentar a confiança do viajante no alojamento. O viajante sente-se apoiado no processo de decisão da estadia e parte do pressuposto de que, durante a estadia, também. O que é um ponto muito importante! Porque existem, sempre, coisas que podem correr menos bem e saber que existe alguém disponível é de extrema importância.
A tudo isto, como já referi, muito provavelmente, o viajante contactou vários alojamentos. E, aquele que melhor criar empatia e confiança terá maior probabilidade de reserva.
Por isso, além da resposta inicial ao pedido de informação é muito importante dar seguimento.
Não existe uma fórmula específica para a melhor forma de o fazer. Contudo, a nossa experiência diz-nos que algo entre as 4 e as 6h após o pedido inicial funciona bem e tem uma boa taxa de conversão.
Por isso, após ter respondido ao pedido de informação inicial, a nossa recomendação é que passadas 4 a 6h envie, novamente, um email ou mensagem através da plataforma de onde recebeu o pedido, a perguntar, por exemplo, se o viajante tem alguma dúvida, se o que respondeu vai de encontro às expectativas. Enfim, tudo relacionado com as questões que o viajante tenha colocado.
Uma dica importante é introduzir um bónus de urgência nesta mensagem!
Portanto, neste email de follow-up, pode, por exemplo, introduzir um bónus como, por exemplo……. “Se efetuar a reserva, hoje, consigo oferecer-lhe uma entrada no museu X”. Ou um jantar no restaurante Y…Ofereço o Pequeno Almoço…. São, apenas, exemplos.
Como é evidente, pode e deve, adaptar o bónus ao tipo de reserva, altura do ano e ao que pode, efectivamente oferecer!
E, como fazer isto?
Não ligando o “complicómetro” e dependendo do número de pedidos diários e disponibilidade de tempo, podemos usar apenas o email de forma manual ou ir diretamente à caixa de mensagem das plataformas e responder diretamente.
De qualquer forma, pode criar um email ou mensagem tipo e usar sempre o mesmo, fazendo pequenas alterações.
No caso de ter um volume grande de pedidos de informação, é possível automatizar este processo.
Uma das formas de o fazer é através de software de automação.
Desta forma, pode configurar um formulário interno para responder aos pedidos de informação, bem como, para enviar o email de follow-up, passados, por exemplo, 6h após a sua resposta.
Desta forma, só terá de se preocupar com a resposta inicial e irá poupar bastante tempo.
Com a mensagem de follow-up o seu potencial hóspede ficará, garantidamente, satisfeito em saber que está interessado no seu pedido e que não foi, apenas, mais um.
Espero que faça sentido e que lhe seja útil o que partilhei.
Se tiver alguma questão, coloque nos comentários.
A única coisa que lhe peço é que coloque um gosto e partilhe este episódio nas redes sociais!
Muito obrigado por estar aí desse lado e espero que aproveite, ao máximo, o que partilhei aqui hoje!
E, não se esqueça, www.mystay.pt!
Tenha um grande dia, CHEIO CHEIO de energia e Até breve!
Siga-nos:
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCrJUP5u-Tb1AhCG4QCRD_xw
Blog: https://podalojar.mystay.pt
Podcast: Ouvir o episódio