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O Futuro do Alojamento Local: Insights do Relatório de 2023 da Hostaway – 1T32

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Explore as tendências emergentes e estratégias vencedoras no mercado de Alojamento Local com o nosso resumo exclusivo do Relatório de 2023 da Hostaway. Descubra como se destacar neste setor em constante evolução!

Uma Nova Era para o Alojamento Local: O Que Esperar em 2024

Bem-vindo ao mundo vibrante e em constante evolução do Alojamento Local! À medida que nos aproximamos de 2024, o setor está à beira de transformações significativas. O relatório de 2023 da Hostaway não é apenas um espelho retrovisor do ano que está a terminar; é, também, um farol que ilumina o caminho que está à nossa frente. Neste episódio, vamos mergulhar nas profundezas deste relatório para trazer à tona, digamos que, as pérolas de sabedoria que vão definir o futuro do Alojamento Local.

Identificação e caracterização dos inquiridos

Amostra do mercado de Alojamento Local

O relatório começa, na sua primeira parte com algo muito interessante, que é a caracterização dos inquiridos, para perceber um pouco sobre o mercado.

Então, a composição do mercado está organizada da seguinte forma: 

  • 14,1% são apenas Proprietários
  • 35,6% são Gestores de Propriedades
  • 50,3% são Proprietários e Gestores de Propriedades.

Como é evidente isto não reflete apenas o mercado em Portugal, mas sim uma amostra a nível global!

Outro facto interessante é que, apesar de se achar que o Alojamento Local é algo recente, ou uma moda, 26,2% estão no sector há mais de 10 anos! O que significa que é um sector composto por pessoas com bastante experiência e conhecimento.

E 40,1% estão no Alojamento Local entre 4 e 10 anos e os restantes 33,7% entre 1 e 3 anos.

Sozinho ou acompanhado?

O relatório também conclui que 19% gere sozinho os seus alojamentos, sendo que 57% das pessoas que têm apenas um alojamento gerem sozinhos não tendo qualquer colaborador! O que leva à conclusão de que a maioria das pessoas que tem apenas um alojamento criou o seu próprio posto de trabalho! Seja a part-time ou full-time.

46% empregam entre 2 e 5 colaboradores e 71% daqueles que gerem 2 ou mais alojamentos têm, pelo menos, 1 colaborador.

Qual a localização mais comum dos alojamentos locais?

A localização mais comum dos alojamentos e preferida para investimento é perto da praia e não nos grandes centros urbanos, com 28,4% das respostas. Seguem-se pequenas cidades e ambientes rurais com 25,2% e, para fechar o top 3, centros urbanos com 20,8%.

Mais uma vez, isto reflete uma análise global, os resultados do relatório da Hostaway e não necessariamente a realidade em Portugal. Contudo, podemos retirar conclusões interessantes sobre as tendências do mercado global!

Qual o Rendimento Anual do Alojamento Local?

Embora 17% tenha ultrapassado a marca de um milhão de dólares de faturação anual, a maioria (52%) está no intervalo dos seis dígitos. Ou seja, entre 100 e 500 mil dolares.

Quantos alojamentos cada pessoa gere?

Uma das conclusões deste relatório é que a maior parte das pessoas gere mais do que um alojamento. 25% gerem 26 ou mais alojamentos! Ou seja, existe uma oportunidade enorme para que, mesmo quem tem 1 alojamento, ou mesmo pessoas sem alojamentos, possam entrar no sector e obterem rentabilidade. 

E, precisamente por estarmos há 20 anos no campo de batalha e percebermos esta oportunidade gigante e o potencial de crescimento, criamos o MyStay Digital Hub, onde ajudamos pessoas a criarem, gerirem e crescerem o seu negócio 100% online através do alojamento local, sem necessidade de experiência ou de terem um alojamento próprio. Neste momento, as inscrições estão encerradas, mas neste artigo, no blog, em podalojar.mystay.pt, podem obter mais informações e serem avisados de quando voltarmos a abrir inscrições.

Muito bem! Depois de analisada a composição do mercado e das pessoas que o compõem, o relatório passa para uma retrospectiva do que foi o ano de 2023.

O que aconteceu no mercado de Alojamento Local em 2023?

E cerca de metade dos inquiridos refere que a sua região se tornou muito mais competitiva, indicando que o mercado está mais competitivo do que nunca! O que não tem de ser necessariamente mau!

De onde vieram as reservas?

E analisados os números o top 3 das plataformas é composto pela AirBnb em primeiro lugar. Tendo sido a plataforma que mais reservas gerou. Em segundo lugar a VRBO e em terceiro lugar a Booking.com.

Os 5 maiores desafios em 2023

Embora cada negócio seja único, existem desafios comuns a todos!

E, em 2023, o desafio mais comum foi com Tecnologia/software.

Em segundo lugar, desafios com limpeza/manutenção, seguido de concorrência, geração de mais reservas e desafios com a Economia fecha o top 5.

O que foi feito para superar esses desafios?

Curiosamente, apesar de a tecnologia ter sido o maior desafio em 2023, também foi a estratégia mais comum para superar os desafios. De seguida, estratégia de ajustes nos preços e marketing foram os segundos e terceiros mais comuns, respectivamente.

Que ferramentas tecnológicas são utilizadas?

O top 3 de ferramentas tecnológicas utilizadas é, em primeiro lugar Channel Manager/PMS com 80% das respostas, seguido de automação de faturação e em terceiro lugar ferramentas de preço dinâmico.

Otimismo, Apesar dos Desafios

2023: Um Ano de Resiliência e Adaptação

2023 foi um ano de desafios, mas também de oportunidades incríveis. Apesar das incertezas económicas e da elevada concorrência, o setor mostrou uma resiliência notável. Cerca de 7% teve um aumento significativo na Tarifa Média Diária (ADR), 33% registaram um leve aumento e 28% referiram que não houve alteração!

Áreas de Investimento

Para o ano de 2024, as 5 áreas principais de investimento serão em aumentar portfólio de alojamentos, Tecnologia e Software, Contratação de Pessoas, Equipamentos e Marketing.

Crescimento de Portfólio

Apesar de toda a incerteza na economia e das altas taxas de juros que parecem não ter fim à vista, 66% planeia aumentar o portfólio em 2024. 20% não quer investir num grande aumento e 14% não vai investir em aumento de portfólio.

Mais uma vez, como podemos perceber existe uma grande oportunidade em fazer crescer portfólio e aumentar as nossas fontes de receita!

Alterações na ADR e na Ocupação Média

O crescimento não virá exclusivamente através do aumento de portfólio. Cerca de 46% prevêem que o seu ADR vai aumentar em 2024, enquanto uma percentagem semelhante espera que ela permaneça estável.

Além disso, a expectativa de crescimento nas taxas de ocupação adiciona uma camada de otimismo ao cenário futuro. Apenas 8% dizem que a ocupação média anual vai baixar, enquanto 46% esperam que a taxa de ocupação vai crescer ligeiramente ou significativamente.

 

Tecnologia e Inovação

A inteligência Artificial no Alojamento Local

O ciclo de entusiasmo está a chegar ao fim e a Inteligência Artificial generativa como, por exemplo, o ChatGPT, está a tornar-se uma parte fundamental de todos os negócios. Mas, analisando mais a fundo, no relatório podemos perceber que a história é um pouco diferente. 

Porque embora 57% tenha dito que não usava ou não tinham a certeza se usavam IA, um facto interessante é a relação entre o número de alojamentos e a utilização de IA. Quanto mais alojamentos são geridos maior a percentagem de utilização de IA.

Onde é que a Inteligência Artificial pode ter maior impacto?

A aplicação comercial mais imediata da IA está na automação e escalabilidade de mensagens. Tarefas repetitivas como check-in, check-out e comunicação com os hóspedes podem e devem ser automatizadas com a ajuda da IA. 

Além disso, os inquiridos confirmaram o potencial da IA no marketing. Por isso, as Comunicações com Hóspedes e Marketing foram as duas respostas mais dadas.

À medida que nos preparamos para 2024, é essencial manter um olhar atento às tendências emergentes.

 

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