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2023 será um ano interessante para o Alojamento Local

O setor de alojamento local enfrentou e superou uma panóplia de desafios no último ano. A crescente inflação, a escassez de mão de obra, o decréscimo da procura e o aumento dos custos de viagem, foram e são alguns dos fatores que prejudicam a rentabilidade do setor.

2023 será certamente um ano interessante para a indústria de alojamento local. Permanecer flexível e implementar boas práticas de gestão são fundamentais para o sucesso.

Os anfitriões e proprietários devem garantir que não dependem unicamente de dados do passado para elevar a sua rentabilidade. Aproveitar as oportunidades tecnológicas e todas as ferramentas disponíveis para personalizar os preços e aumentar a visibilidade do seu alojamento.

Analisar os dados históricos e adotar uma postura estratégica para tomar decisões que incluam operações macro futuras.

Próximas tendências e previsões para 2023

Aumento das taxas de ocupação e das ADR’s
O valor médio por noite (ADR) já começa a disparar para o verão de 2023. O que é proporcional ao facto da taxa de ocupação ao longo do ano ser, neste momento, próxima aos valores de 2022.

Aumento da antecedência de reserva
Nota-se um aumento de viajantes a fazer planos com antecedência, apesar do valor mais significativo continuar entre os 30 e 90 dias.

Estadias mais longas
Esta é um comportamento que já se verificava no período pré-COVID – os viajantes que reservam antecipadamente pretendem uma estadia mais longa.

Dicas para Planear o Próximo Ano:

  • Estar atento às taxas de ocupação, ADR’s e outros indicadores para estabelecer tarifas atrativas certas. Os dados em tempo real são de extrema importância para aumentar a rentabilidade.
  • Abrir os calendários a longo prazo para e certificar-se de que as tarifas estão ajustadas a essas datas.

 


10 tendências para 2023, previsões da GuestCentric

A GuestCentric avança com uma previsão das 10 grandes tendências para 2023. Os cenários traçados pela empresa, apontam para a consolidação, se não mesmo o reforço, das várias tendências que surgiram em 2022.

“O crescente foco na sustentabilidade, bem como o imperativo de investir em tecnologia e na automatização dos processos, para aliviar as pressões nas equipas e assegurar o melhor serviço possível aos hóspedes.”, destacou Pedro Colaço, CEO da GuestCentric.

1. Aumento do interesse e da procura de viagens, lazer e turismo

2. Aumento de procura por viagens sustentáveis
Segundo um estudo recente da Skift, 83% dos viajantes mundiais consideram que é fundamental optar por viagens sustentáveis. Além disso, de acordo com o Relatório de Sustentabilidade 2021 da Booking.com, 73% dos viajantes estariam mais propensos a escolher um hotel se este já tivesse práticas sustentáveis implementadas.

3. Maior automatização e reinvenção no atendimento ao hóspede

4. Aumento do preço médio, para fazer face aos custos crescentes
De acordo com os dados de mercado mais recentes, em 2022 as receitas de alojamento superaram em 25% a 30% as de 2019. Este crescimento foi, em grande parte, resultado do aumento dos preços médios, “que atingiram níveis muito elevados ao longo do ano, devido à procura muito forte”.

5. As viagens de negócios mudaram de vez – não se trata de recuperar e regressar ao que eram
A empresa prevê que as viagens de negócios se estejam a reinventar em resposta às alterações na procura, e defende que os hotéis têm que se adaptar a esta nova realidade. Embora muitas empresas tenham reduzido de forma significativa os seus orçamentos e volume de viagens individuais de negócios, as viagens de grupos (conferências e reuniões) “estão claramente a aumentar”.

6. Aumneto das reservas de grupos

7. Com a ADR a atingir níveis máximos, as estratégias de receitas complementares serão determinantes

8. Necessidade de se adaptar à crescente procura por experiências personalizadas
Mais do que nunca, os clientes esperam personalização em serviços turísticos. Um relatório recente do Google e da Phocuswright revela que quase seis em cada dez viajantes consideram que as marcas devem adaptar a sua comunicação com base nas suas preferências pessoais ou comportamentos anteriores.

9. Aumento nas formas alternativas de reserva, como redes sociais e conteúdo de vídeo
A empresa verificou uma crescente procura de viagens por consumidores da Geração Z que, segundo uma pesquisa da TravelPerk, viajam em média 29 dias por ano. Um estudo recente da Morning Consult revela, ainda, que mais de metade dos entrevistados da Geração Z usará mais as redes sociais para planear as suas próximas viagens.

10. As reservas diretas estão aqui para ficar em 2023 – e não só!


Madeira eleita um dos melhores destinos para visitar em 2023

O top de destinos elaborado pelo Big 7 Travel elege a ilha da Madeira na posição 21. Descrita como um destino de topo para os que procuram aventuras ao ar livre e o tempo ameno, “uma primavera que dura sempre”.

O mesmo site diz que para este ano as tendências de viagens são: turismo de aventura; destinos pouco conhecidos; eco-turismo e slow travel; espiritualidade; o fim do conceito de trabalhar em qualquer lado, as férias voltam a ser para desligar e crescimento de visitas guiadas para se tirar o máximo de proveito dos destinos.


Governo promete aposta na marca “Serra da Estrela”

O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, garantiu que o Governo está focado em projetar a marca “Serra da Estrela” e prometeu lançar uma agenda para o turismo no Interior.

Depois de ter presidido à sessão de apresentação de linhas de apoio ligadas ao setor do comércio e turismo, uma delas exclusivamente destinada à região afetada pelo incêndio de agosto na serra da Estrela, afirmou: “Temos de nos focar e preocupar em mobilizar meios e instrumentos para apoiar as empresas da serra da Estrela, apoiar as instituições da serra da Estrela e projetar a marca ‘Serra da Estrela’. E é isso que tem de ser feito, prosseguido e aprofundado. É o que estamos a fazer. Esse é o compromisso: ajudar apoiar as empresas e as instituições. Projetar a serra da Estrela”.

Num contexto mais abrangente, reiterou que uma das suas prioridades políticas passa pela “afirmação do interior” e prometeu que em breve será lançada uma agenda para o turismo no Interior. “É uma prioridade. É uma prioridade do Governo a diferenciação positiva do Interior e, no caso do Turismo, nós vamos lançar uma agenda para o turismo no Interior, numa clara aposta de diferenciação positiva do Interior”, disse o governante, nas declarações aos jornalistas.

 

© Imagens de Pexels e Turismo de Portugal. Fonte: TNews e República Portuguesa

2 comentários em “2023 será um ano interessante para o Alojamento Local”

  1. Bom dia
    Trabalho muito interessante que auxilia grandemente os detentores e AL. Sugiro a criação de etiqueta sobre regras fiscais obrigatórias, por ex: modelo 30 do Iva, etc.
    Cumprlentos

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