fbpx
Avançar para o conteúdo

7 Estratégias Infalíveis para Aumentar Reservas Diretas no seu Alojamento Local: O Guia Definitivo – 1T27

    O setor do alojamento local enfrenta uma crescente concorrência e uma dependência das agências de viagens online (OTAs). No entanto, as reservas diretas oferecem benefícios, tais como, menores comissões e uma maior conexão com os hóspedes. Neste artigo, vamos abordar como alavancar a confiança e sinais de confiança para aumentar as reservas diretas no seu alojamento local.

    YouTube player

    1. Entenda as preocupações dos hóspedes

    O primeiro passo para aumentar as reservas diretas é entender as preocupações dos hóspedes ao reservar um alojamento local. A pesquisa da I-PRAC em 2021 revelou que as principais preocupações dos hóspedes ao reservar um alojamento local são:

    • Segurança, proteção e proteção de pagamentos;
    • Legitimidade da propriedade e padrões profissionais;
    • Limpeza e higiene.

    Estas são as 3 principais preocupações de um potencial hóspede para reservar um alojamento e por ordem de prioridade. Portanto, com base nestas preocupações, é essencial abordá-las no seu marketing, na comunicação com os hóspedes e no seu site de reservas diretas, para que transmita a confiança necessária ao potencial hóspede e que este faça uma reserva direta consigo.

    2. Utilize ferramentas e sinais de confiança

    Para abordar as preocupações dos hóspedes e aumentar as reservas diretas, é crucial utilizar ferramentas e sinais de confiança em vários aspectos do seu negócio de alojamento local. E, vou dar alguns exemplos:

    • Por exemplo, que o seu alojamento está publicado em parceiros como a Booking ou a AirBnb (Portanto, se as pessoas reservam pelas OTA’s por uma questão de confiança, se tem um site onde pode reservar diretamente mas, também, está nessas plataformas, a probabilidade de ser um alojamento fidedigno é grande!)
    • Que utiliza um gateway de pagamento seguro, protegido e certificado
    • Que o seu alojamento está devidamente licenciado e qual o número de registo
    • Os padrões de limpeza que utiliza
    • E, também, alguma acreditação que garanta que o alojamento, efectivamente, existe.

     

    3. Otimize o site do alojamento para a confiança

    Assegure-se de que o seu site de reservas diretas transmite confiança e aborda as preocupações dos hóspedes. Coloque os pontos que referimos na estratégia anterior, e outros sinais de confiança, como avaliações de hóspedes e certificações de limpeza, em destaque no seu site.

    Crie uma página dedicada à confiança que explique por que motivo os hóspedes podem confiar no seu alojamento e especifique as medidas de segurança e proteção que implementou.

     

    4. Utilize a publicidade e o marketing de conteúdo

    Utilize a publicidade online, como Google Ads e Facebook Ads, para atrair potenciais hóspedes interessados em reservar diretamente o seu alojamento local. Escolha as palavras-chave certas e crie anúncios atraentes que abordem as preocupações dos hóspedes e os levem diretamente ao seu site.

    Além disso, invista em marketing de conteúdo, como blogs e artigos, que forneçam informações valiosas aos hóspedes e os ajudem a tomar decisões informadas. O marketing de conteúdo também é uma excelente maneira de melhorar o SEO e aumentar a visibilidade do seu site nos motores de busca.

    5. Foque-se na experiência do hóspede

    A experiência do potencial hóspede no seu site é fundamental para construir e manter a confiança. Certifique-se de que o processo de reserva no seu site é fácil, rápido e seguro, abordando preocupações como a proteção de pagamentos. Permita que o potencial hóspede efetue uma reserva de imediato. Se for preciso preencher um formulário, fazer uma transferência bancária e enviar um comprovativo, a probabilidade de conversão de uma visita em reserva, diminui drasticamente! Por isso, mantenha a disponibilidade e o preço, no seu site, atualizados para que seja possível efetuar uma reserva de forma imediata, rápida e simples.

    6. Encoraje avaliações e depoimentos

    Como não nos cansamos de referir, as avaliações e depoimentos são sinais de confiança poderosos que podem ajudar a convencer outros hóspedes a reservar diretamente consigo. Incentive os hóspedes satisfeitos a deixarem avaliações e depoimentos, e partilhe-os no seu site e nas redes sociais. Isto não só aumentará a confiança, como também ajudará a melhorar a reputação do seu alojamento local.

    7. Utilize as redes sociais para construir confiança

    As redes sociais são uma ferramenta valiosa para construir confiança e aumentar as reservas diretas. Partilhe conteúdo que aborde as preocupações dos hóspedes, mostre a autenticidade do seu alojamento local e destaque as experiências positivas dos hóspedes. As redes sociais também são uma ótima maneira de se envolver diretamente com os hóspedes e responder a perguntas ou preocupações em tempo real.

    Recapitulando as 7 estratégias que abordamos, neste artigo, para aumentar as reservas diretas no seu alojamento local, são:

    • Entenda as preocupações dos hóspedes
    • Utilize ferramentas e sinais de confiança
    • Otimize o site do alojamento para a confiança
    • Utilize a publicidade e o marketing de conteúdo
    • Foque-se na experiência do hóspede
    • Encoraje avaliações e depoimentos
    • Utilize as redes sociais para construir confiança

    Aumentar as reservas diretas no seu alojamento local é um desafio, mas ao focar em construir confiança e usar sinais de confiança de forma eficaz, vai destacar-se da concorrência e atrair mais hóspedes. Entenda as preocupações dos hóspedes, otimize o seu website, invista em marketing e publicidade, ofereça uma experiência excepcional e utilize as redes sociais para construir e manter a confiança. Com estas estratégias em prática, estará no caminho certo para aumentar as reservas diretas e garantir o sucesso do seu negócio de alojamento local.

    Se tiver alguma questão, coloque nos comentários.

    Se já aplicou e teve sucesso, partilhe nos comentários!

    Espero que tenha gostado deste artigo e que estas dicas sejam úteis para aumentar as reservas diretas no seu alojamento local.

    E, a única coisa que lhe peço é que partilhe este artigo nas redes sociais!

    Muito obrigado por estar aí desse lado e espero que aproveite, ao máximo, o que partilhamos aqui hoje!

    E, não se esqueça, www.mystay.pt!

    Tenha um grande dia, CHEIO CHEIO de energia e até ao próximo artigo!

    Siga-nos:
    Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCrJUP5u-Tb1AhCG4QCRD_xw
    Site: https://gestao.mystay.pt
    Blog: https://podalojar.mystay.pt
    Podcast: Ouvir o episódio

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *