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5 coisas que é possível automatizar no seu Alojamento Local – 1T19

    Alojamento Local: 5 coisas a automatizar

    Gerir um negócio de Alojamento Local pode ser um desafio, especialmente quando se trata de lidar com as tarefas diárias. Mas, com a ajuda de tecnologia, muitas dessas tarefas podem ser automatizadas, permitindo poupar tempo e dedicá-lo a outras áreas importantes do seu negócio ou da sua vida.

    Neste artigo, vamos abordar cinco coisas que é possível automatizar num negócio de Alojamento Local, para que possa trabalhar de maneira mais eficiente e produtiva.

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    1. Reservas e Pagamentos

    Um dos aspectos mais importantes de um negócio de Alojamento Local é a capacidade de aceitar reservas e processar pagamentos de forma rápida e eficiente. Felizmente, com recurso a software é possível automatizar este processo.

    Utilizando, por exemplo, um PMS (Property Management System), permite que os hóspedes reservem diretamente através do seu website ou de um portal de reservas, que efetuem o pagamento com segurança ou que ele seja automaticamente processado no PMS. Outra das vantagens é que geralmente os sistemas de PMS, disponibilizam sistema de Channel Manager integrado o que permite a gestão do calendário em tempo real, ajudando a evitar reservas duplas ou conflitos de datas.

    Ao automatizar a reserva e o processo de pagamento, está a poupar tempo, a reduzir o risco de erros humanos e a oferecer uma experiência de reserva mais eficiente para seus hóspedes.

     

    2. Check-in e Check-out

    Todos sabemos que os processos de check-in e check-out podem ser demorados e trabalhosos, especialmente se tiver muitos hóspedes a chegar e a sair num curto espaço de tempo. Felizmente, esses processos também podem ser automatizados, economizando tempo e recursos.

    Uma das maneiras mais simples de automatizar o check-in e o check-out é oferecer a opção de auto check-in e check-out, através de um sistema de lockbox ou fechadura electrónica. Estes sistemas permitem que os hóspedes acedam ao alojamento e façam o check-in sem precisar da sua presença.

    Pode, também, associar o processo a um software e permitir que todo o processo de check-in e check-out sejam feitos online. Incluindo a recolha de dados para o sef ou o pagamento de taxas turísticas. Com essa solução, os hóspedes podem fazer o check-in e check-out online, através do seu computador ou smartphone, sem a necessidade de interagir pessoalmente com alguém. Pode, também, disponibilizar serviço de videochamada, para um toque mais pessoal e de proximidade.

     

    3. Limpeza

    Manter os alojamentos limpos e arrumados é essencial para garantir uma boa experiência de hospedagem aos hóspedes. Contudo, limpar e preparar os alojamentos pode ser um processo demorado e repetitivo. Mas, é possível automatizar muitos aspectos da limpeza utilizando tecnologia.

    Por exemplo, existem várias aplicações e softwares de gestão de limpeza que podem criar listas de tarefas de limpeza, atribuir tarefas a membros da equipa ou fornecedores e acompanhar o progresso da limpeza. Algumas destas aplicações também podem ajudar a gerir inventários, como produtos de limpeza e roupa de cama, para que nunca fique sem stock e saiba, antecipadamente, quando deve repor o stock.

    Além disso, também pode considerar contratar uma empresa de limpeza profissional. Estas empresas podem cuidar da limpeza dos seus alojamentos, permitindo que se concentre em outras tarefas importantes do seu negócio ou da sua vida.

     

    4. Comunicação com Hóspedes

    A comunicação com os hóspedes é um aspecto crítico para garantir uma experiência de hospedagem positiva. No entanto, pode ser difícil manter contacto com os hóspedes, especialmente se tiver muitos alojamentos para gerir, ou se esta não for a sua atividade profissional principal.

    Uma solução é automatizar a comunicação com os hóspedes através de software de gestão de comunicações. Estes softwares permitem que envie automaticamente mensagens de boas-vindas, lembretes de check-in e check-out, e pedidos de comentários. Alguns sistemas, também permitem que responda a perguntas e consultas dos hóspedes de forma automática, reduzindo o tempo de resposta e melhorando a satisfação do hóspede.

     

    5. Marketing e Publicidade

    Promover o seu alojamento pode ser um desafio, especialmente com toda a concorrência atual do mercado. Felizmente, a tecnologia pode ajudar a automatizar muitos aspectos do marketing e da publicidade do seu negócio.

    Uma opção é usar uma ferramenta de automação de marketing, que pode ajudar a criar e enviar campanhas de email, anúncios e posts em redes sociais de forma automática. Além disso, algumas das plataformas de reservas online oferecem opções de publicidade e marketing que podem ajudar a aumentar a visibilidade do seu alojamento. Contudo, geralmente, em troca de uma comissão mais alta por cada reserva.

     

    Conclusão

    Gerir um negócio de Alojamento Local pode ser uma tarefa complexa, mas a automação pode ajudar a economizar tempo, a reduzir o risco de erros e a melhorar a eficiência geral do seu negócio. Ao automatizar tarefas como reservas, check-in, limpeza, comunicação e marketing, pode libertar tempo para se concentrar em outras áreas importantes do seu negócio ou da sua vida e oferecer uma experiência de hospedagem fluida. Se ainda não começou a automatizar o seu negócio de Alojamento Local, agora é a hora de começar.

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