Alojamento Local e Empreendimentos Turísticos
O PODAlojar é o primeiro canal português totalmente dedicado ao Alojamento Local e Empreendimentos Turísticos!
Todas as semanas vamos trazer novos episódios e novos conteúdos sobre Alojamento Local.
Neste episódio falámos sobre a importância de responder o mais rápido possível a uma mensagem por email.
Quais as implicações e como o podemos fazer sem ter que estar 24 sobre 24 horas a olhar para o email!
Se o “contacte-nos” que aparece no seu site ou em plataformas de terceiros realmente significa entrar em contacto consigo, se o seu marketing está a funcionar, se o seu posicionamento está a ser trabalhado, então, vai ficar rapidamente sobrecarregado com a quantidade de e-mails que aguardam a sua resposta e responder dias depois não é uma opção.
Só a espera de 30 minutos para entrar em contacto diminui as suas hipóteses, de qualificar um contacto, 21 vezes em comparação com uma chamada ou uma resposta no espaço de cinco minutos, de acordo com o estudo “Lead Response Management”.
É aqui que começamos a pensar que temos que estar sempre agarrados ao computador ou telemóvel, a responder aos emails!
E, na verdade, não!
Com software de automação, pode responder imediatamente sem sequer ter que pensar sobre isso.
Por exemplo, no seu site, em vez de receber pedidos por via de um endereço de e-mail que coloca algures, adicione um campo “Contacte-nos”.
Plataformas de automação como a Active Campaign podem dar-lhe o código HTML necessário para o seu Web Site. É muito simples!
Quando um potencial cliente completa o formulário inserindo o seu nome, endereço de e-mail, comentários e outros campos que pretenda, o software de automação emite automaticamente uma resposta por e-mail e de forma imediata.
A resposta é um modelo pré-escrito, mas pode mesmo parecer que acabou de o escrever só para este contacto”.
Por exemplo:
“Olá, [Primeiro nome]!
Obrigado por entrar em contacto connosco. Queria que soubesse que recebemos a sua mensagem.
Entraremos brevemente em contacto.”
Isto é, apenas um exemplo! Pode acrescentar a informação que achar relevante. Por exemplo, se tiver poucas datas disponíveis para os próximos 30 dias, colocar os dias que tem disponibilidade. Ou, colocar as perguntas mais frequentes que lhe colocam!
Pode, também, terminar o seu email com perguntas! Consegui esclarecer as suas dúvidas? Pretende avançar com a reserva?
São apenas exemplos e para perceber que as possibilidades são muitas e que lhe podem retirar bastante trabalho, aumentar a eficiência e em última análise, melhores resultados!
O seu potencial cliente ficará garantidamente satisfeito em saber que a sua mensagem enviada através do “contacte-nos” não desapareceu num buraco negro.
E, atenção! Isto é válido, para o seu site como para plataformas de terceiros, como a VRBO ou a AirBnb!
Por fim, pode, por exemplo, no caso de ter o contacto telefónico, fazer com que o software atribua a si ou a um elemento da sua equipa o acompanhamento com um telefonema.
Muito obrigado por estar aí desse lado e espero que aproveite, ao máximo, o que partilhei aqui hoje!
E, não se esqueça, www.mystay.pt!
Tenha um grande dia, CHEIO CHEIO de energia e Até breve!
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